Queremos continuar a apoiar as empresas que se sabem reinventar

Voltar à homepage

Ser um dos Bancos parceiros na atribuição deste estatuto é um enorme privilégio para o Santander. Queremos continuar na liderança deste novo impulso à retoma da economia portuguesa.

Conceitos como inovação, sustentabilidade e empreendedorismo são fundamentais para a criação de valor e desenvolvimento das empresas, que atuam num mercado cada vez mais exigente, competitivo e global.

Micro, pequenas e médias empresas constituem 99% do tecido empresarial da UE e desempenham um papel fundamental no crescimento económico e na promoção da competitividade. Portugal não é exceção. No nosso país, as PME são responsáveis por grande parte do valor gerado, empregando mais de três milhões de pessoas.

O Estatuto Inovadora COTEC, fruto de uma parceria entre a COTEC e o setor financeiro, visa a distinção de empresas que, pelo seu desempenho de inovação, são exemplos de criação de valor para o País, premiando-as por esse valor acrescentado e pelo seu potencial de crescimento. Este reconhecimento público permite às empresas acesso a financiamento bancário com condições mais vantajosas, entre outros benefícios. Os critérios e métricas financeiras para a atribuição deste estatuto são exigentes e demonstram a capacidade de transformar o potencial de inovação em crescimento rentável e robustez financeira, por parte destas empresas.

No Santander, caminhamos lado a lado com a inovação. As empresas que caminham ao nosso lado beneficiam, por isso, de produtos e serviços desenhados à medida das suas necessidades, adaptados ao ciclo de vida do seu negócio, e usufruem de uma análise célere aos seus pedidos de financiamento, facilitada pelo conhecimento profundo que a nossa rede especializada tem sobre o tecido empresarial português.

Durante a pandemia, o Santander reforçou o seu apoio à sociedade e às empresas, contribuindo ativamente para mitigar os efeitos económicos e sociais da Covid-19, apostando numa cultura de proximidade, promovendo a criação de uma economia mais sustentável, em que a inovação desempenha um papel fundamental.

Ser um dos bancos parceiros na atribuição deste estatuto é um enorme privilégio para o Santander. Queremos continuar na liderança deste novo impulso à retoma da economia portuguesa, que sairá ainda mais reforçada com o Plano de Recuperação e Resiliência e o novo Quadro Comunitário de Apoio 2030. As Empresas Inovadoras COTEC poderão encontrar no Santander o parceiro ideal, para cofinanciar as suas candidaturas, beneficiar de produtos e serviços ajustados às necessidades específicas de cada projeto e à gestão financeira do seu dia a dia. Queremos continuar a apoiar as empresas que se sabem reinventar e ajustar às exigências do mercado para enfrentar os desafios que o futuro proporcionará.

 

Francisco Cary

Miguel von Hafe | Responsável dos Clusters Estratégicos do Santander Portugal