O Banco Português de Fomento associou-se, no início deste ano, à COTEC Portugal para a criação do Estatuto Inovadora COTEC, tendo assumido a responsabilidade pela atribuição da notação de risco das empresas candidatas. Sendo o apoio e o incentivo à inovação da economia portuguesa uma das áreas-chave de actuação do BPF, considerámos, desde o primeiro momento, que esta seria uma iniciativa importante para o tecido empresarial português e que se poderia traduzir numa ferramenta crucial para a dinamização da inovação em Portugal.
Hoje em dia, a inovação deve ser vista como uma competência de gestão e como uma vantagem competitiva. Diferenciar as empresas pela sua capacidade de inovação é não só reconhecer que uma empresa inovadora é aquela que, potencialmente, poderá ter um melhor desempenho económico e, consequentemente, um menor risco financeiro, mas também que está mais preparada para crescer, é mais competitiva e conseguirá captar e manter, mais facilmente, o talento.
Ser reconhecida como Inovadora COTEC poderá ajudar as empresas que investem em inovação, muitas delas de pequena e média dimensão, a ir mais longe, através, por exemplo, do reforço da sua reputação no mercado ou do acesso optimizado a condições de financiamento adequadas aos seus projectos e perfil de inovação.
Contribuir para um Portugal competitivo, inspirado num futuro mais inovador e sustentável – esta é a Visão do BPF e é por isso que trabalhamos diariamente para proporcionar condições para que as empresas sejam mais sustentáveis, mais rentáveis e tenham as condições necessárias para investir e desenvolver uma verdadeira cultura de inovação, fazendo com que se tornem mais competitivas e capazes de enfrentar os desafios que lhes sejam colocados.
Por tudo isto, o BPF assume-se como um banco que promove a inovação, não apenas através da criação de soluções de financiamento e de apoio ao crescimento mas também enquanto orgulhoso parceiro de iniciativas diferenciadoras como é o Estatuto Inovadora COTEC.